Mamonas Assassinas Para Sempre #2 - O Lendário e Inesquecível Show no Thomeuzão

"5 anos atrás eu estava aí, no meio de vocês, querendo estar aqui e as pessoas olhavam pra mim e diziam "é impossível cara, é impossível você chegar até aqui"... O IMPOSSÍVEL NÃO EXISTE! Tudo é possível quando vocês querem! Acreditem em você! Você tem força!" - Alecsander Alves, Dinho.

  Em 6 de janeiro de 1996, a banda Mamonas Assassinas realizou um show no ginásio Thomeuzão localizado na terra natal da banda (Guarulhos) e nele tivemos a definição do famoso ditado "O mundo dá voltas" já que a banda foi humilhada e impossibilitada de realizar um show naquele lugar 4 anos antes do sucesso dos Mamonas aonde a banda ainda era conhecida mundialmente em Guarulhos como Utopia, aquele show sem dúvidas é um dos momentos mais icônicos da banda e mostra ao povo brasileiro de que correr atrás de seus sonhos e ter sempre traz uma consequência bastante positiva na vida, então hoje eu irei trazer para vocês a história do Thomeuzão com os Mamonas e do porquê este show é tão memorável ainda nos dias atuais, então sem mais enrolação vamos partir para a história.

A HUMILHAÇÃO QUE OS MAMONAS ASSASSINAS O UTOPIA SOFREU PELO GINÁSIO THOMEUZÃO.

O ano de 1992 foi sem dúvidas o ano mais importante da banda e o mais inesquecível dela, mas não de um jeito bom muito pelo contrário de um jeito ruim e triste até, primeiramente os shows da banda mesmo trazendo um público fiel não trazia retorno financeiro para os integrantes o que faziam eles terem dificuldades em casa e na carreira musical, afinal a banda sempre quis fazer um álbum e neste ano depois de muito trabalho árduo e esforço eles conseguiram pagar um estúdio para gravar o álbum, o estúdio em questão era do jovem Rick Bonadio (que seria futuramente reconhecido por todos como o Creuzebek) e o disco foi gravado com apenas 6 faixas ("Horizonte Infinito", "Utopia 2", "Inconsciência", "Outro Lado da Vida", "Joelho" e "Sabedoria") e teve uma tiragem de 1000 cópias e acabou vendendo apenas 100 delas, se tornando um grande fracasso de vendas.
Após realizaram o sonho de lançar um disco e infelizmente fracassarem, a banda decidiu tentar uma última coisa, um último resquício de sonho que eles tinham que era se apresentar no grande ginásio Paschoal Thomeu mais conhecido como Thomeuzão, mas para fazer algum show no ginásio precisaria de um mínimo de reconhecimento e a banda mesmo neste estado tinha uma pequena base de fãs em Guarulhos. Então certo dia o vocalista da banda Alecsander Alves e o tecladista Júlio César decidiram ir juntos até o ginásio para pedir permissão para a banda Utopia fazer uma preliminar do show do cantor Guilherme Arantes e então vem a controvérsia da história deste fatídico dia que marcou a banda inteira até o trágico dia 2 de março de 1996. Agora você se pergunta do porquê está história tem uma controvérsia e eu te explico caro leitor, a história da humilhação que os integrantes sofreram do ginásio tem duas versões:

1 - Alecsander e Júlio foram até o gabinete do prefeito de Guarulhos para pedir permissão para fazerem a preliminar do show, o prefeito foi esnobe e bastante arrogante dizendo a secretária que não atenderia eles e que eles não iriam tocar e que aquilo era um sonho que eles jamais iriam realizar, então o nosso querido Alecsander, ou melhor, Dinho, decidiu que aquilo não ficaria assim e foi até a secretária perguntar aonde ficava a sala do prefeito, ela apontou a direção da porta e Dinho foi até lá abrindo a porta e xingando o prefeito de todo nome que você possa imaginar de um cara que escreveu uma música que começa com um "Comer Tatu é bom que pena que dá dor nas costas" e no meio da discussão o vocalista falou que um dia o prefeito iria chamar eles para fazerem um show no Thomeuzão, porém quando esse dia chegasse a banda iria pensar se iriam ou não fazer show ali. No final a banda ainda colocou um chiclete embaixo do palco em forma de vingança.

2 - Nesta segunda versão o vocalista e o tecladista foram até o ginásio pedir permissão para fazer a preliminar do show de Guilherme Arantes e acabaram conversando com um funcionário que humilhou eles e disse a seguinte frase: "Um ginásio para grandes bandas, não para bandinhas" e isso desencadeou numa discussão entre a autoridade e o vocalista que disse que no futuro iriam se apresentar naquele lugar a pedido da própria prefeitura.

  A primeira versão foi revelada pela irmã do tecladista Júlio Rasec (Ana Paula Rasec) no documentário "Mamonas Pra Sempre" de 2009 e já a segunda versão é a mais relatada entre as pessoas que eram próximas do grupo e é considerada a versão oficial desta história.

CONFIRA ALGUMAS ADAPTAÇÕES DESTE EVENTO NA VIDA DOS MAMONAS ASSASSINAS.

Está é uma adaptação da humilhação no Thomeuzão aonde coloca todos os integrantes juntos neste evento. A cena em questão é do documentário "Por Toda Minha Vida - Mamonas Assassinas" lançado em 2008.

Dinho e lio sendo humilhados pelo prefeito na cinebiografia lançada em dezembro de 2023.

Após isso a banda passou a viver suas vidas normais fazendo alguns shows ali e aqui até perceberem que seu humor em grupo chamavam mais atenção das pessoas do que as músicas depressivas em si e aos poucos começaram a se soltar e serem eles mesmo e com isso fizeram a apresentação no Cecap aonde cantaram uma versão demo de "Robocop Gay" e isso levou eles a criarem os hits "1406", "Vira-Vira", "Chopis Centis", "Mundo Animal" além de gravarem a composição de Dinho, o icônico e inesquecível "Pelados Em Santos" e com isso fazerem um álbum lançado pela famosa produtora EMI e em 6 meses conseguirem vender 2 MILHÕES de cópias de discos, participarem de praticamente todos os canais de TV desde Hebe, Gugu e Faustão e é claro fazerem vários shows que enchiam estádios desde adultos até crianças, literalmente saíram de uma bandinha fracassada para a banda brasileira de maior sucesso da história em apenas 6 meses.

O RETORNO DO UTOPIA DOS MAMONAS ASSASSINAS NO GINÁSIO THOMEUZÃO.

No meio da agenda lotada de shows da banda eles receberam o convite de fazer uma apresentação no Thomeuzão, Dinho ficou furioso ao saber disso e as pessoas disseram que sentiram até um certo medo de um outro lado de Dinhopois ele era um cara sem medo nenhum e enfrentava o mundo de cabeça erguida juntos dos seus amigos lio, Samuel, Bento e Sérgio e então todos decidiram aceitar o convite de fazer o show no lugar aonde foram humilhados anos atrás. 

  No dia do show, a banda Chernobyl que era uma amiga e parceira da banda desde a época do Utopia seria a banda preliminar do show, todos estavam animados e foram para o ginásio, porém os produtores do evento não queriam o show da banda Chernobyl e isso desencadeou outra discussão furiosa com o Dinho aonde disse que se a banda amiga do quinteto não se apresentasse eles também não iriam se apresentar e os produtores teriam que explicar para 20 mil pessoas que não teria show nenhum no ginásio. Os produtores com medo aceitaram a proposta e a banda Chernobyl tocou naquele lugar com a ajuda dos Mamonas.
 
  Antes do show os Mamonas foram entrevistados por uma repórter do canal televisivo SBT e essa entrevista é histórica, pois além das palhaçadas da banda nós tivemos a cena deles empurrando a Brasília Amarela para ela pegar no tranco, sensacional e ainda deram a volta no ginásio inteiro e a fila de pessoas que estavam ali esperando para entrarem no ginásio era mil vezes maior que a volta inteira que eles deram de carro. As imagens a seguir mostram as adaptações dos bastidores deste show.
 
  As duas primeiras imagens a seguir são do documentário "Por Toda Minha Vida - Mamonas Assassinas" de 2008.
Já as outras imagens são do filme "Mamonas Assassinas - O Impossível Não Existe" lançado em dezembro de 2023.
O
 DIA QUE A BANDA UTOPIA ABRIU O SHOW DOS MAMONAS ASSASSINAS.

O show começou de uma forma diferente do que a banda costumava fazer, primeiramente os integrantes subiram no palco sem as suas vestimentas de Prisioneiros e o vocalista sem a sua roupa de coelho, mas sim vestidos como jovens normais do início dos anos 90 e avisaram a plateia de 20 mil pessoas (incluindo os seus familiares e amores) de que os Mamonas deixaram o Utopia tocar algumas músicas antes da banda irreverente se apresentar e então a banda Utopia começa a fazer o seu pequeno show e nele há 4 canções e elas são:

MÚSICA 1 - OUTRO LADO DA VIDA.

  A primeira música que a banda toca se chama "Outro Lado Da Vida" e é a quarta faixa do álbum original da banda, a música é claramente depressiva e fala sobre tristeza e depressão aonde a pessoa não sabe como as outras pessoas são felizes, pois ela se sente só e sente que se não tivesse se iludido ela jamais passaria por aquilo. Curiosamente a forma como a canção é cantada demonstra que a banda sabia do seu destino final, algo realmente trágico.

  No show a banda canta de um jeito alegre aonde todos se mostram orgulhosos de si mesmos por estarem ali, mas o momento mais memorável desta parte do show é quando o Dinho beija a bochecha de Samuel e o olha com um olhar de "Viu mano? A gente conseguiu, a gente merece esse sucesso depois de tudo".

MÚSICA 2 - SERÁ.

  A segunda música do show é, na verdade um cover da música "Será" da banda "Legião Urbana" e fala sobre ansiedade, incertezas e questionamentos sobre o futuro e não ironicamente era isso que a banda sentia entre 1990 a 1994.

  Nesta parte do show percebemos que a banda consegue transmitir mais emoção e agitação, e o público reage de forma mais energética cantando a música junto do Utopia.

MÚSICA 3 - HORIZONTE INFINITO.

  A terceira música é sem dúvidas a música mais famosa da banda e é a primeira faixa do álbum da banda, a música em si fala sobre desilusões no amor e na vida em si o que demonstra o oposto que o Utopia era dos Mamonas Assassinas.

  Está música literalmente resumi o que era a banda Utopia e isto é demonstrado no palco do ginásio aonde a multidão de Guarulhos canta a música ao lado do quinteto, porém a parte mais memorável é quando a música se encerra e Dinho agradece a todas as pessoas por estarem ali e agradece aos Mamonas por deixarem eles realizarem o sonho de se apresentarem naquele ginásio com uma multidão lotada, sem dúvidas um discurso emocionante e que demonstra que mesmo já bastante ricos e famosos eles ainda tinham o que muitos não tem hoje em dia... Humildade.

MÚSICA 4 - BICHOS ESCROTOS.

  A última música que a banda Utopia toca no Thomeuzão é, na verdade um cover da música da banda Titãs e a letra dela é uma puta crítica social a sociedade e as suas normas usando animais considerados repulsivos pela sociedade para mostrar elementos indesejáveis da mesma e o significado para o show é algo que arrepia a alma, pois a política impediu o Utopia de cantar naquele lugar e agora se ajoelham como bichos e imploram para aquela banda se apresente naquele lugar.

  Um dos momentos mais icônicos do show é quando a plateia grita uma parte da música, em específico o verso "Vão Se Fuder" enquanto o Utopia canta pulando e arrebentando nos vocais e instrumentos.

  No final a banda agradece mais uma vez ao público por assistirem o show e após isso eles falam que agora os Mamonas irão se apresentar e saem do palco com o eco dos aplausos do público e com o coração e alma emocionados por saberem que finalmente realizaram o seu sonho, finalmente provaram a todos que o Impossível Não Existe.

Curiosidade Legal: No filme lançado em 2023 a banda se apresenta com as roupas de prisioneiro e coelho e cantam apenas a música "Utopia 2".

VEJAM A DIFERENÇA ENTRE A VIDA REAL E O FILME.

DESABAFO EMOCIONANTE DE DINHO.

Após cantarem todas as músicas do álbum dos MamonasDinho se senta no palco e começa a desabafar sobre a luta e a humilhação que sofriam das pessoas e fala que mesmo que a banda estivesse milionária e batendo vários recordes os músicos ainda eram de Guarulhos e ainda fala que o sucesso não sobe na cabeça das pessoas e sim apenas nas cabeças das pessoas fracas e eles não são fracos, pois se fossem fracos eles teriam desistido dos seus sonhos e estariam infelizes com a vida, isto prova que desistir é algo para pessoas fracas, desistir de um sonho é a pior coisa que uma pessoa pode fazer com ela mesma e espero que cada de vocês que estejam lendo isso JAMAIS DESISTEM DOS SEUS SONHOS MESMO QUE AS PESSOAS DIZEM QUE É IMPOSSÍVEL! Eu sou uma prova viva, passei anos escrevendo no anonimato e sempre quis escrever num site e agora estou aqui! E este discurso prova que eles não eram apenas palhaços e sim garotos, homens que sabiam como o mundo real funciona e mesmo assim bateram de frente e não conquistaram apenas uma geração, mas sim duas, três e até os dias atuais.

CONFIRA O DISCURSO DE DINHO.

   cinco anos atrás eu estava aí, no meio de vocês, querendo estar aqui e as pessoas olhavam pra mim e diziam:"É impossível cara, é impossível você chegar até aqui". Manda eles pra puta que pariu!

  É possível sim! É possível vocês, cada um de vocês que estão aqui hoje é possível realizar sonhos de vocês sim! Vocês são capazes!
Acreditem em vocês! Você pode cara! se você não acreditar em você, ninguém vai acreditar.
 
  Luta pelo seu sonho! Nesse ano, luta por você e você vai chegar aonde você quer!

  Eu quero que vocês saibam de uma coisa: A gente já vendeu mais de 2 milhões de cópias de discos. A gente hoje é os artistas número 1 do Brasil. É o que mais faz show, é o que mais ganha dinheiro, é o que mais está na mídia e nós continuamos de Guarulhos! Nós não somos de São Paulo, nós não somos de nenhum lugar! Nós somos a banda Mamonas Assassinas, de Guarulhos, que leva o nome dessa cidade Brasil afora. E nós vamos levar o nome dessa cidade para o exterior também!

  A gente ainda é daqui! O sucesso não sobe na cabeça das pessoas não! O sucesso sobe na cabeças das pessoas fracas. Nós não somos pessoas fracas não! Se a gente fosse fraco, a gente tinha desistido há 5 anos atrás, quando as pessoas diziam que a gente nunca ia chegar aqui. E nós estamos aqui, Caralho! Porra!

  O IMPOSSÍVEL NÃO EXISTETudo é possível quando vocês querem! Acreditem em vocês! Vocês têm força! E quando a música começar, todo mundo pulando junto com a gente! De Guarulhos, porra!


CONFIRA OS BASTIDORES DA CENA DO DISCURSO NO FILME DE 2023.


VEJA O SHOW DA BANDA NO THOMEUZÃO (Infelizmente o show foi gravado em péssima qualidade).


  Infelizmente a história da banda com o ginásio não acabou nesse show, pois os corpos dos integrantes da banda: Sérgio, Bento, Samuel, Júlio Alecsander Alves foram velados no ginásio ao lado dos corpos  do ajudante de palco Isaac Souto e o segurança Sérgio Saturnino Porto, que infelizmente também perderam a vida no trágico acidente aéreo.




Lucas "Neo" Alves.

"Apenas escrevo o que o coração diz". Futuro escritor de uma série de livros, romântico, cinéfilo e apreciador do Rei do Rock Elvis Presley, do Rei do Pop Michael Jackson, da maior banda brasileira de todas, os Mamonas Assassinas, junto da deusas Amy Winehouse e Marilyn Monroe.

Próxima Postagem Postagem Anterior

نموذج الاتصال