Em 6 de janeiro de 1996, a banda Mamonas Assassinas realizou um show no ginásio Thomeuzão localizado na terra natal da banda (Guarulhos) e nele tivemos a definição do famoso ditado "O mundo dá voltas" já que a banda foi humilhada e impossibilitada de realizar um show naquele lugar 4 anos antes do sucesso dos Mamonas aonde a banda ainda era conhecida mundialmente em Guarulhos como Utopia, aquele show sem dúvidas é um dos momentos mais icônicos da banda e mostra ao povo brasileiro de que correr atrás de seus sonhos e ter fé sempre traz uma consequência bastante positiva na vida, então hoje eu irei trazer para vocês a história do Thomeuzão com os Mamonas e do porquê este show é tão memorável ainda nos dias atuais, então sem mais enrolação vamos partir para a história.
A HUMILHAÇÃO QUE OS MAMONAS ASSASSINAS O UTOPIA SOFREU PELO GINÁSIO THOMEUZÃO.
O ano de 1992 foi sem dúvidas o ano mais importante da banda e o mais inesquecível dela, mas não de um jeito bom muito pelo contrário de um jeito ruim e triste até, primeiramente os shows da banda mesmo trazendo um público fiel não trazia retorno financeiro para os integrantes o que faziam eles terem dificuldades em casa e na carreira musical, afinal a banda sempre quis fazer um álbum e neste ano depois de muito trabalho árduo e esforço eles conseguiram pagar um estúdio para gravar o álbum, o estúdio em questão era do jovem Rick Bonadio (que seria futuramente reconhecido por todos como o Creuzebek) e o disco foi gravado com apenas 6 faixas ("Horizonte Infinito", "Utopia 2", "Inconsciência", "Outro Lado da Vida", "Joelho" e "Sabedoria") e teve uma tiragem de 1000 cópias e acabou vendendo apenas 100 delas, se tornando um grande fracasso de vendas.
1 - Alecsander e Júlio foram até o gabinete do prefeito de Guarulhos para pedir permissão para fazerem a preliminar do show, o prefeito foi esnobe e bastante arrogante dizendo a secretária que não atenderia eles e que eles não iriam tocar e que aquilo era um sonho que eles jamais iriam realizar, então o nosso querido Alecsander, ou melhor, Dinho, decidiu que aquilo não ficaria assim e foi até a secretária perguntar aonde ficava a sala do prefeito, ela apontou a direção da porta e Dinho foi até lá abrindo a porta e xingando o prefeito de todo nome que você possa imaginar de um cara que escreveu uma música que começa com um "Comer Tatu é bom que pena que dá dor nas costas" e no meio da discussão o vocalista falou que um dia o prefeito iria chamar eles para fazerem um show no Thomeuzão, porém quando esse dia chegasse a banda iria pensar se iriam ou não fazer show ali. No final a banda ainda colocou um chiclete embaixo do palco em forma de vingança.
2 - Nesta segunda versão o vocalista e o tecladista foram até o ginásio pedir permissão para fazer a preliminar do show de Guilherme Arantes e acabaram conversando com um funcionário que humilhou eles e disse a seguinte frase: "Um ginásio para grandes bandas, não para bandinhas" e isso desencadeou numa discussão entre a autoridade e o vocalista que disse que no futuro iriam se apresentar naquele lugar a pedido da própria prefeitura.
A primeira versão foi revelada pela irmã do tecladista Júlio Rasec (Ana Paula Rasec) no documentário "Mamonas Pra Sempre" de 2009 e já a segunda versão é a mais relatada entre as pessoas que eram próximas do grupo e é considerada a versão oficial desta história.
CONFIRA ALGUMAS ADAPTAÇÕES DESTE EVENTO NA VIDA DOS MAMONAS ASSASSINAS.
O RETORNO DO UTOPIA DOS MAMONAS ASSASSINAS NO GINÁSIO THOMEUZÃO.
No dia do show, a banda Chernobyl que era uma amiga e parceira da banda desde a época do Utopia seria a banda preliminar do show, todos estavam animados e foram para o ginásio, porém os produtores do evento não queriam o show da banda Chernobyl e isso desencadeou outra discussão furiosa com o Dinho aonde disse que se a banda amiga do quinteto não se apresentasse eles também não iriam se apresentar e os produtores teriam que explicar para 20 mil pessoas que não teria show nenhum no ginásio. Os produtores com medo aceitaram a proposta e a banda Chernobyl tocou naquele lugar com a ajuda dos Mamonas.
Antes do show os Mamonas foram entrevistados por uma repórter do canal televisivo SBT e essa entrevista é histórica, pois além das palhaçadas da banda nós tivemos a cena deles empurrando a Brasília Amarela para ela pegar no tranco, sensacional e ainda deram a volta no ginásio inteiro e a fila de pessoas que estavam ali esperando para entrarem no ginásio era mil vezes maior que a volta inteira que eles deram de carro. As imagens a seguir mostram as adaptações dos bastidores deste show.
As duas primeiras imagens a seguir são do documentário "Por Toda Minha Vida - Mamonas Assassinas" de 2008.
Já as outras imagens são do filme "Mamonas Assassinas - O Impossível Não Existe" lançado em dezembro de 2023.
O DIA QUE A BANDA UTOPIA ABRIU O SHOW DOS MAMONAS ASSASSINAS.
O DIA QUE A BANDA UTOPIA ABRIU O SHOW DOS MAMONAS ASSASSINAS.
MÚSICA 1 - OUTRO LADO DA VIDA.
A primeira música que a banda toca se chama "Outro Lado Da Vida" e é a quarta faixa do álbum original da banda, a música é claramente depressiva e fala sobre tristeza e depressão aonde a pessoa não sabe como as outras pessoas são felizes, pois ela se sente só e sente que se não tivesse se iludido ela jamais passaria por aquilo. Curiosamente a forma como a canção é cantada demonstra que a banda sabia do seu destino final, algo realmente trágico.
No show a banda canta de um jeito alegre aonde todos se mostram orgulhosos de si mesmos por estarem ali, mas o momento mais memorável desta parte do show é quando o Dinho beija a bochecha de Samuel e o olha com um olhar de "Viu mano? A gente conseguiu, a gente merece esse sucesso depois de tudo".
MÚSICA 2 - SERÁ.
A segunda música do show é, na verdade um cover da música "Será" da banda "Legião Urbana" e fala sobre ansiedade, incertezas e questionamentos sobre o futuro e não ironicamente era isso que a banda sentia entre 1990 a 1994.
Nesta parte do show percebemos que a banda consegue transmitir mais emoção e agitação, e o público reage de forma mais energética cantando a música junto do Utopia.
MÚSICA 3 - HORIZONTE INFINITO.
A terceira música é sem dúvidas a música mais famosa da banda e é a primeira faixa do álbum da banda, a música em si fala sobre desilusões no amor e na vida em si o que demonstra o oposto que o Utopia era dos Mamonas Assassinas.
Está música literalmente resumi o que era a banda Utopia e isto é demonstrado no palco do ginásio aonde a multidão de Guarulhos canta a música ao lado do quinteto, porém a parte mais memorável é quando a música se encerra e Dinho agradece a todas as pessoas por estarem ali e agradece aos Mamonas por deixarem eles realizarem o sonho de se apresentarem naquele ginásio com uma multidão lotada, sem dúvidas um discurso emocionante e que demonstra que mesmo já bastante ricos e famosos eles ainda tinham o que muitos não tem hoje em dia... Humildade.
MÚSICA 4 - BICHOS ESCROTOS.
A última música que a banda Utopia toca no Thomeuzão é, na verdade um cover da música da banda Titãs e a letra dela é uma puta crítica social a sociedade e as suas normas usando animais considerados repulsivos pela sociedade para mostrar elementos indesejáveis da mesma e o significado para o show é algo que arrepia a alma, pois a política impediu o Utopia de cantar naquele lugar e agora se ajoelham como bichos e imploram para aquela banda se apresente naquele lugar.
Um dos momentos mais icônicos do show é quando a plateia grita uma parte da música, em específico o verso "Vão Se Fuder" enquanto o Utopia canta pulando e arrebentando nos vocais e instrumentos.
No final a banda agradece mais uma vez ao público por assistirem o show e após isso eles falam que agora os Mamonas irão se apresentar e saem do palco com o eco dos aplausos do público e com o coração e alma emocionados por saberem que finalmente realizaram o seu sonho, finalmente provaram a todos que o Impossível Não Existe.
Curiosidade Legal: No filme lançado em 2023 a banda se apresenta com as roupas de prisioneiro e coelho e cantam apenas a música "Utopia 2".
VEJAM A DIFERENÇA ENTRE A VIDA REAL E O FILME.
O DESABAFO EMOCIONANTE DE DINHO.
Após cantarem todas as músicas do álbum dos Mamonas, Dinho se senta no palco e começa a desabafar sobre a luta e a humilhação que sofriam das pessoas e fala que mesmo que a banda estivesse milionária e batendo vários recordes os músicos ainda eram de Guarulhos e ainda fala que o sucesso não sobe na cabeça das pessoas e sim apenas nas cabeças das pessoas fracas e eles não são fracos, pois se fossem fracos eles teriam desistido dos seus sonhos e estariam infelizes com a vida, isto prova que desistir é algo para pessoas fracas, desistir de um sonho é a pior coisa que uma pessoa pode fazer com ela mesma e espero que cada de vocês que estejam lendo isso JAMAIS DESISTEM DOS SEUS SONHOS MESMO QUE AS PESSOAS DIZEM QUE É IMPOSSÍVEL! Eu sou uma prova viva, passei anos escrevendo no anonimato e sempre quis escrever num site e agora estou aqui! E este discurso prova que eles não eram apenas palhaços e sim garotos, homens que sabiam como o mundo real funciona e mesmo assim bateram de frente e não conquistaram apenas uma geração, mas sim duas, três e até os dias atuais.
CONFIRA O DISCURSO DE DINHO.
Há cinco anos atrás eu estava aí, no meio de vocês, querendo estar aqui e as pessoas olhavam pra mim e diziam:"É impossível cara, é impossível você chegar até aqui". Manda eles pra puta que pariu!
É possível sim! É possível vocês, cada um de vocês que estão aqui hoje é possível realizar sonhos de vocês sim! Vocês são capazes!
Acreditem em vocês! Você pode cara! se você não acreditar em você, ninguém vai acreditar.
Luta pelo seu sonho! Nesse ano, luta por você e você vai chegar aonde você quer!
Eu quero que vocês saibam de uma coisa: A gente já vendeu mais de 2 milhões de cópias de discos. A gente hoje é os artistas número 1 do Brasil. É o que mais faz show, é o que mais ganha dinheiro, é o que mais está na mídia e nós continuamos de Guarulhos! Nós não somos de São Paulo, nós não somos de nenhum lugar! Nós somos a banda Mamonas Assassinas, de Guarulhos, que leva o nome dessa cidade Brasil afora. E nós vamos levar o nome dessa cidade para o exterior também!
A gente ainda é daqui! O sucesso não sobe na cabeça das pessoas não! O sucesso sobe na cabeças das pessoas fracas. Nós não somos pessoas fracas não! Se a gente fosse fraco, a gente tinha desistido há 5 anos atrás, quando as pessoas diziam que a gente nunca ia chegar aqui. E nós estamos aqui, Caralho! Porra!
O IMPOSSÍVEL NÃO EXISTE! Tudo é possível quando vocês querem! Acreditem em vocês! Vocês têm força! E quando a música começar, todo mundo pulando junto com a gente! De Guarulhos, porra!
CONFIRA OS BASTIDORES DA CENA DO DISCURSO NO FILME DE 2023.
VEJA O SHOW DA BANDA NO THOMEUZÃO (Infelizmente o show foi gravado em péssima qualidade).
Infelizmente a história da banda com o ginásio não acabou nesse show, pois os corpos dos integrantes da banda: Sérgio, Bento, Samuel, Júlio e Alecsander Alves foram velados no ginásio ao lado dos corpos do ajudante de palco Isaac Souto e o segurança Sérgio Saturnino Porto, que infelizmente também perderam a vida no trágico acidente aéreo.
Postar um comentário
0Comentários