Chaves, Chapolin, Chompiras, Dr. Chapatín e Chaparrón Bonaparte.Os 5 personagens mais famosos de Roberto Gómez Bolaños.

          
      Roberto Mario Gómez y Bolaños (Cidade do México, 21 de fevereiro de 1929 - Cancún, 28 de novembro de 2014), mais conhecido como "Chespirito". Foi o maior comediante mexicano de todos os tempos e disso todo mundo já sabe, com sua veia cômica extraordinária e muita habilidade na escrita de diálogos e situações engraçadas, o pequeno Shakespeare foi um artista extremamente versátil no ramo da comédia, pois escrevia, atuava, dirigia e até cantava. 



  Infelizmente por má vontade de seus herdeiros e da gigante do entretenimento, Televisa, suas obras televisivas que atravessaram gerações, tendo popularidade desde os anos 70 até hoje, seguem atualmente fora do ar em todos os tipos de serviço, seja tv aberta, fechada ou streaming, por conta de um imbróglio de direitos autorais entre os herdeiros do humorista e a Televisa, que aliás não demonstram a menor preocupação em resolver. Mas, deixando a tristeza sobre a infeliz situação de lado, vamos relembrar aqui no Stone Nippon, os maiores personagens criados pelo velho Chespa:

                           
El Chapulín Colorado
  
       
                     "Mais ágil que uma tartaruga, mais forte que um rato, mais inteligente que um asno. Seu símbolo é um coração. Este é, o Chapolin Colorado!!"
             Simplesmente, o personagem que abriu as portas para o sucesso nacional e mundial de Chespirito, o super-herói latino atrapalhado, que vai ajudar as pessoas mais pobres que não tem dinheiro para chamar a ajuda de super-heróis importados como o Batman, o Homem-Aranha e o Superman. Este é o Chapolin Colorado.
    Criado em 26 de novembro de 1970, o herói inicialmente estava sendo criado anos antes para um filme, que acabou não acontecendo e então Chespirito decidiu usar o personagem mais tarde na data referida em um quadro de esquetes cômicas, no programa "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada", um programa humorístico de Chespirito que satírizava os programas de discussões políticas e sociais e que durante a exibição eram exibidas alguns esquetes de Chespirito e seu elenco. O Chapolin rapidamente se tornou num sucesso e virou o principal quadro do programa, vindo anos mais tarde em 1973, a ganhar seu próprio programa, que rapidamente se tornou um sucesso em toda a América Latina, com 7 temporadas exibidas entre 1973-1979. Após o fim do programa, o Chapolin voltou a ser só um quadro de esquetes do Chespirito em 1980 e ficou assim até 1992, quando Roberto decidiu que já estava velho demais para interpretar o personagem.

                                 
Doctor Chapatín

     
            O primeiro personagem interpretado pelo Chespirito. Criado em 1969, para ser o protagonista de "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada", que na época ainda era um quadro e contava com 3 personagens discutindo de forma engraçada as tendências do México ali no final da década de 60, um professor soberbo chamado Girafales, interpretado pelo Rubén Aguirre, um engenheiro bêbado chamado Tirado Alanís, interpretado pelo Ramón Valdés e um médico idoso e ranzinza, chamado Dr. Chapatín, interpretado pelo Chespirito. 
   Dr. Chapatín além dos Supergênios também passou a ter suas próprias esquetes, primeiramente no programa dos "Supergênios" e depois no "Programa Chespirito" e mais tarde nos programas do "Chaves" e do "Chapolin Colorado", até voltar pro "Programa Chespirito" de novo, onde foi exibido até o fim. Essas suas esquetes bem humoradas, onde o médico ancião se irritava se chamassem ele de velho, s
empre caíram nas graças dos fãs da obra do Bolaños, tanto que ele foi o único dos personagens clássicos do Roberto que ele nunca ficou sem interpretar durante os anos em que foi ator, só deixando de interpreta-lo, quando encerrou suas atividades na atuação em 1995.

                   
   Chaparrón Bonaparte



      Um personagem simplesmente maluco. Um louco com problemas psicológicos graves, que vive junto de seu melhor amigo, "Lucas Pirado", que é interpretado pelo Rubén Aguirre e também sofre de problemas mentais graves. Chaparrón e Lucas foram criados em 1971, como um quadro dentro de "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada", sendo uma esquete de muito sucesso do programa, mas que durou pouco naquela fase, pois Rubén Aguirre teve que sair do elenco em 1972, por ter recebido uma proposta para trabalhar em outra emissora, onde ganharia mais e foi este fato o responsável por fazer o Chespirito criar o "Chaves", que nasceu para suprir a ausência da esquete do Chaparrón no programa, que a essa altura já se chamava "Programa Chespirito". Anos mais tarde, em 1980, Chaparrón e Lucas voltaram como quadro do "Programa Chespirito", quando este retornava naquele ano, o quadro do Chaparrón, durou até o fim do programa em 1995.
    Chaparrón e Lucas, vivem se metendo, ou melhor, metendo seus vizinhos em confusões completamente doidas e extremamente alucinantes, com diálogos geniais escritos pelo Chespa, com tanta coisa doida que você se pega pensando, "Nossa, como esse cara pensou nessa coisa tão bizarra?", realmente uma loucura. 


El Chompiras


Um ladrão que Chespirito criou em 15 de outubro de 1970, na estreia do programa de "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada". Que nas esquetes sempre tentava roubar algo sem sucesso, na companhia de seu amigo "Peterete", interpretado pelo Ramón Valdés, e como a culpa dos insucessos da dupla de bandidos geralmente era por parte do Chompiras, Peterete não tinha pena e lhe batia cruelmente. Anos mais tarde em 1973, as esquetes de Chompiras e Peterete passaram a serem exibidas dentro do programa do "Chaves", sendo extintas de vez em 1975, porém o personagem Chompiras, voltaria a dar as caras no episódio da Festa a fantasia do "Chapolin", em 1979, desta vez acompanhado de um novo companheiro ao invés do Peterete, o "Botijão", interpretado pelo Édgar Vivar. Chompiras e Botijão ainda retornariam com o próprio quadro de esquetes deles, dentro do "Programa Chespirito" em 1980, desta vez com uma nova companheira de furtos, a "Chimoltrúfia", interpretada pela Florinda Meza, assim completando um trio de bandidos atrapalhados. 
No final dos anos 80, Chompiras, Botijão e Chimoltrúfia, deixam de roubar e se tornam cidadãos honrados e passam a trabalhar em hotéis. Esta fase da esquete do Chompiras passa a fazer bastante sucesso e se torna o principal quadro dos últimos anos do "Programa Chespirito".


El Chavo Del Ocho
       
   O personagem mais popular do Chespirito, sucesso com crianças, adultos, idosos e até alienígenas. O "Chaves", como ficou conhecido aqui no Brasil, é um garoto órfão de apenas 8 anos, que vive sozinho no apartamento de número 8 da vila do Senhor Barriga (Édgar Vivar) e que gosta de passar o tempo brincando com seus melhores amigos, a Chiquinha (Maria Antonieta de las Nieves) e o Quico (Carlos Villágran) e nas horas vagas, gosta de se esconder em um barril de madeira que fica no primeiro pátio da vila. Amante da iguaria, "Torta de Jamón", que na dublagem brasileira traduziram para "sanduíche de presunto". O Chavinhos passa vários perrengues em relação a fome, pobreza e a falta de pais, mas compensa isso tendo como figuras paternas os adultos com quem convive, a Dona Florinda (Florinda Meza), mãe do Quico. A Dona Clotilde (Angelines Fernandez), que vive na casa 71 da vila e por isso e por ser velha e com comportamentos esquisitos, as crianças a chamam de "A Bruxa do 71". O Senhor Barriga que é dono da vila e sempre é "sem querer querendo", recebido com uma pancada pelo Chaves, quando chega na vila. O Professor Girafales (Rubén Aguirre), personagem dos "Supergênios" que foi trazido para o Chaves para ser affair da Dona Florinda e professor das crianças na escola. E a principal figura paterna do Chaves, o Seu Madruga (Ramón Valdés), pai da Chiquinha, eterno desempregado e devedor de alugueis, que vê no Chaves, ele mesmo quando tinha 8 anos e por conta disso divide momentos emocionantes com o menino, mesmo que bata nele às vezes. 
    Chaves foi criado em 1972, como um quadro do "Programa Chespirito", substituindo o quadro do Chaparrón Bonaparte, quando o Rubén Aguirre precisou se ausentar do elenco por uns tempos. Rapidamente foi ganhando bastante popularidade, até que em fevereiro de 1973 ganhou seu próprio programa, que foi sucesso por toda a América Latina e principalmente no Brasil anos mais tarde e teve 7 temporadas, exibidas entre 1973-1980. Após o fim do seriado, Chaves voltou a ser só um quadro do "Programa Chespirito" em 1980 e ficou assim até ser extinto em 1992, por Chespirito achar estar velho demais para continuar interpretando o personagem.


       
        
    Bem pessoal, espero que tenham gostado de relembrar todos esses personagens incríveis do gênio do humor mexicano e continuem acompanhando o blog, "Stone Nippon", para mais informações e curiosidades sobre tudo o que há de melhor na cultura pop do mundo todo. Um grande abraço a todos e até a próxima!!!

The Pedro Lucas

Prazer leitor, sou o Pedro Lucas, um jovem carioca que ama escrever e atuar. Grande fã de comédia, desde coisas pastelonas como "The Three Stooges", até coisas mais complexas como "Atlanta" e passando por trasheiras completas como "Hermes & Renato". Também sou um leitor, ultimamente não tão assíduo de histórias em quadrinhos e apreciador de filmes de terror. Gosto muito da arte do teatro também, da qual já fiz algumas peças e pretendo fazer mais e preciso aprender a dirigir urgentemente,porque tá caro ficar andando de Ônibus e de Uber kkkk

Próxima Postagem Postagem Anterior

نموذج الاتصال