Mamonas Assassinas Para Sempre #5 - A Relação dos Mamonas com a IA.

 

Como vocês sabem estamos vivendo na era da tecnologia e principalmente da famosa e polêmica IA e com isso muitas músicas estão ganhando vida através dessa ferramenta e os maiores destaques são os cantores e bandas que já não existem mais, a maioria devido às tragédias que ceifaram as suas vidas como John Lennon, Freddie Mercury, Michael Jackson, Marília Mendonça, Elvis Presley, Amy Winehouse e é claro os Mamonas Assassinas e hoje nesta matéria irei falar sobre o relacionamento da banda com a IA e tudo que foi planejado oficialmente pela marca Mamonas e também irei falar sobre o trabalho do artista Derick Dantas que está fazendo um trabalho incrível em seu canal usando a IA para dar vida as músicas inéditas da banda, então sem mais enrolação bora para a matéria.

O HOLOGRAMA E A VOZ DE DINHO NO FILME DOS MAMONAS ASSASSINAS.

Em 2021, 25 anos após o acidente que vitimou a banda inteira, foi revelado que a família do vocalista Alecsander Alves, mais conhecido como Dinho permitiu que fosse criado um holograma em 3D do vocalista para ser usado no longa-metragem "Mamonas Assassinas - O Filme" e também permitiram que a voz do vocalista fosse recriada por meio de IA para o filme e futuras músicas da banda. Confira o que o primo do Dinho, Jorge Santana (CEO da marca), falou a respeito dessa decisão no podcast "À Deriva": "Eu autorizei há uns dois ou três anos a desenvolver o holograma do Dinho".

  Jorge também revelou que a produtora Endemol Shine seria a responsável por fazer o holograma, já que a produtora detém os direitos da marca Mamonas Assassinas, ao lado da Record, que na época estava desenvolvendo o filme e a série da banda.

  Agora sobre a iniciativa de recriar a voz do vocalista usando IA, Jorge disse: "Estão desenvolvendo a voz do Dinho, estamos trabalhando nisso há um ano e meio". Ele disse também que a ideia é que Dinho fale na abertura do filme sobre a banda, que também está nos planos da família.

  Segundo o Jorge, o holograma seria bastante realista e ocorreria apenas em cenas específicas do filme, provavelmente no início e no final do longa.

CURIOSIDADE: Eu conheci a banda por causa de "Vira-Vira" (na minha infância) e conheci ela um pouco mais em 2021 por causa dessa notícia que bombou na época e 2 anos depois a produção do filme me chamou atenção e por ali conheci de fato os Mamonas Assassinas.

O CANCELAMENTO DO HOLOGRAMA + MÚSICAS INÉDITAS DA BANDA.

Durante o programa "The Noite com Danilo Gentili" em 2023 o Jorge revelou que encontrou novas músicas da banda nos rascunhos de Dinho e encontrou algumas músicas de estúdio com a voz do vocalista e elas serão lançadas neste ano, misturando provavelmente a voz do cantor com a voz do líder da banda do filme dos Mamonas Ruy Brissac, mas é claro que muitas dessas músicas terá o uso de IA porque muitas das músicas com a voz do Dinho estão incompletas devido ao acidente aéreo.

  Sobre o filme, a ideia do holograma foi cancelado sem nenhuma revelação (provavelmente poderá ser usado no futuro, como o holograma do Elvis, que terá uma turnê mundial nesse ano). Sobre a voz de Dinho o filme optou por não usar e acabaram colocando a voz do ator Ruy Brissac nas cenas de shows.

O USO DA IA PELOS FÃS DA BANDA.

  Quando a IA começou a ser usada pelos fãs da banda, eles primeiro fizeram imagens de como estariam os visuais dos integrantes se eles estivessem vivos atualmente.

CONFIRA
Agora sobre as músicas muitas pessoas fizeram a banda cantar várias músicas famosas usando esta ferramenta, os exemplos que achei foram a banda cantando as músicas "O Menino de Vó" e a famosa "Careless Whisper", mas o que eu gostaria de falar e que sem dúvidas é um dos maiores neste ramo da música com IA é o canal IA Music By Derick Dantas que além de fazer músicas usando a voz de vários artistas ele faz também músicas a respeito da banda Mamonas Assassinas, c
hegando a criar letras inéditas em homenagem à banda. 

  Embaixo confira alguns vídeos do canal parceiro do blog, então peço caro leitor que se inscreva no canal e se puderem ajudem o canal dele a crescer mais compartilhando os vídeos e se puderem, se puderem mesmo, ajudem o canal doando um pix para ele, qualquer valor o ajudará e muito e deixarei o link no final da postagem.

  O primeiro vídeo é o conceito do segundo álbum da banda Utopia com faixas que já conhecemos e que foram reveladas nas coletâneas dos anos 90 de 19971998 ("Vento Frio" e "Cai A Tarde Outra Vez") e faixas inéditas feitas pelo Derick como "Essência Perdida", "O Lendário Sonhador" e "Sombra da Maldade".

Confira o vídeo: 

  Outra música que o canal deu vida foi uma versão da música "Fingir Que Não Dói" da banda Vespas Mandarinas com as vozes da banda Utopia e a participação do cantor Renato Russo na música, o cantor foi uma das várias inspirações da banda e sem dúvidas o vídeo do Derick é uma grande homenagem a essas lendas da música brasileira.

Confira o vídeo: 

  Por fim, uma das músicas que o canal postou recentemente foi a música "Amor Eterno" que é uma versão em português da música "Baby Can I Hold You" da cantora Tracy Chapman. A canção em português foi escrita pela dupla de músicos Roberttinho e Cristiano. Já sobre o vídeo ele conta com fotos de várias mulheres importantes para os músicos incluindo as suas namoradas (agora ex-namoradas infelizmente), como Cláudia (Sérgio), Simone (lio), Daniela (Samuel), Ana (Bento), a musa do clipe de "Pelados Em Santos" Nereide Nogueira e por fim a ex-namorada de Dinho Mirella e a noiva do vocalista Valéria que iria se casar com o cantor na Serra da Cantareira em setembro de 1996, sim, o mesmo lugar aonde a banda sofreu o acidente.

  O vídeo em questão é bastante emocionante, principalmente porque eles amaram elas até os seus últimos suspiros e elas amam eles até os dias de hoje mesmo depois de 28 anos, sem dúvidas uma homenagem linda que o Derick fez no seu canal.

Confira o vídeo: 

  Sem dúvidas, a IA é uma ferramenta ótima para resgatar as vozes destes cantores que tanto alegram as nossas vidas, tudo é claro feito com o devido carinho e respeito a esses artistas, pois a IA jamais irá superar as vozes e dons desses artistas. Encerro essa matéria com o pensamento de que a IA pode salvar ou manter o legado de vários artistas vivos durante várias décadas desde que seja feita pela pessoa certa, não vamos deixar que o nosso mundo fique superficial com a maioria das canções sendo apenas um robô cantando, vamos abrir o coração e dar uma chance aos novos artistas que teremos no futuro e sem dúvidas nenhuma terão dons impecáveis na música, desde músicas originais até covers.

  Fiquem com o vídeo que o Derick fez em homenagem aos meninos de Guarulhos que ensinaram a nós que nunca devemos desistir dos nossos sonhos porque o impossível... Ele não existe. Obrigado por lerem até aqui e até breve.

Confira o vídeo:


Acesse ao canal do novo parceiro do blog Stone Nippon, o canal IA Music By Derick Dantas clicando aqui

Doe o seu pix para ajudar o canal de Derick Dantas clicando aqui

Leia agora com exclusividade da Stone Nippon a parte 4 da série "Mamonas Assassinas Para Sempre" que aborda o álbum e tudo que foi lançado relacionado a banda Utopia

Leia clicando aqui

Lucas "Neo" Alves.

"Apenas escrevo o que o coração diz". Futuro escritor de uma série de livros, romântico, cinéfilo e apreciador do Rei do Rock Elvis Presley, do Rei do Pop Michael Jackson, da maior banda brasileira de todas, os Mamonas Assassinas, junto da deusas Amy Winehouse e Marilyn Monroe.

Próxima Postagem Postagem Anterior

نموذج الاتصال