Review Ragnariana #02 - Komi-san wa komyushou desu (2021 e 2022)

 

E ae, sentiram a falta do papai Ragnar? Eu sei, eu sei, estavam todos ansiosos pela continuação. E dessa vez, meus caros senhores dessa rede social. Venho falar sobre Komi-san wa komyushou desu. Também conhecido como Komi Can't Communicate. Ou em tradução literal: Senhorita Komi, não consegue se comunicar. 

Sim, isso mesmo, simples, rápido e direto. Essa garota linda, com traços perfeitos e belos, esconde um  segredo. Ela é extremamente tímida, não consegue interagir e o pior: Todos a admiram e se espelham nela como exemplo de perfeição e temem falar com ela. Mal sabem eles, que a garota mais incrível da turma, carrega tantos medos no coração, que até mesmo falar de volta, para ela seria uma tarefa hercúlea. Neste momento você deve estar ai pensando: Rá, mas que coisa patética, uma pessoa que não consegue falar com os outros? Ridículo. Mas será mesmo que é assim tão ridículo? 

Komi-san wa. É um anime que reflete muito bem o drama de muitos jovens em suas vidas, principalmente aqueles mais tímidos. Mesmo com certa liberdade criativa, a animação explora medos reais dos mais novos com relação aos círculos sociais. Komi é supostamente vista como uma garota modelo, perfeita, sem defeitos. E o fardo que isso causa, torna ainda pior para ela em seu medo de errar, de falhar, fracassar e a afasta dos outros. Muitas meninas e meninos também se sentem assim, e é por isso meus caros leitores, que eu venho recomendar essa obra, que não, não é a oitava maravilha do mundo. Mas, uma obra que foca naquilo que é primordial para nós como seres humanos. A comunicação. Por mais que tenha um medo terrível, uma timidez estratosférica e muitas barreiras mentais. Komi nos mostra que quer melhorar, que quer se aproximar de seus colegas de turma. Ela não tem amigos, mas quer fazer o máximo possível deles, e é ai que entra o carinha mais sortudo de tudo isso. Hitohito Tadano. Um jovem que, mesmo tendo facilidade de fazer amigos, é desprezado pela sua turma. Todos o acham irrelevante, um ninguém, um merda. Exceto Komi. Que vê nele, bondade e a capacidade necessária para guiá-la em seu objetivo de fazer amigos. 

Através da interação destes dois, a história começa, com Komi querendo fazer o máximo de amigos possíveis e Tadano, tentando ajudá-la a fazer esses amigos. Por que? Por que o senhor Hitohito, claro, não só tem uma queda pela garota de feições mais belas da escola, como também percebe seu imenso esforço, chegando ao ponto de usar um lápis e papel, para tentar se comunicar com ele. Isto não só chama sua atenção, como o faz querer ver ela prosperar no seu objetivo. Mostrar sua voz, para que todos conheçam a garota incrível que ela é. 
E sim, aos poucos a animação vai abordando a evolução de Komi. Outro aspecto interessante é que durante a história, vários tipos de pessoas são apresentados. Desde uma pessoa trans, um badboy, uma lolita psicotica, uma otaku/otome das brabas. Enfim, todos os tipos de pessoas que puder imaginar. E esse também é um dos pontos altos. Conhecer pessoas, implica em se arriscar, a se deparar com o inesperado. Com se surpreender, ou se decepcionar. Pessoas estranhas, bizarras, com suas manias e peculiaridades, mas ainda sim, pessoas interessantes que vale a pena conhecer. 

Através de situações do cotidiano, como simplesmente ir na cafeteria pedir um café por exemplo, se torna uma tarefa engraçada com Komi, já que a garota simplesmente não consegue falar, travando totalmente. Muitas situações engraçadas acontecem, pois devido ao seu silêncio na maior parte das vezes, cabe a cada um interpretar o que ela quis dizer. As vezes, interpretam acertadamente, outras nem tanto, o que acaba gerando situações engraçadas, inusitadas e também bizarras. 

Sendo honesto, não será aquele anime com um trama densa, cheia de plot twists, não. É um anime mais leve, engraçado, que você poderá curtir em um dia que precise sorrir e ter leveza de espírito. De quebra, ganhando alguns ensinamentos importantes sobre a importância das relações humanas com seus semelhantes. Seja por amor, amizade, companheirismo, e até mesmo com as pessoas que não se gosta. Todos valem a pena conhecer. Para aqueles que buscam profundidade, Komi é capaz de entregar, sem precisar de muita complexidade. Romance também se desenvolve, porém lentamente. Não espere grandes acontecimentos, afinal, Komi ainda está evoluindo e Tadano, por mais que a ame, sabe a importância de respeitar as limitações da senhorita mais bonita do colégio. 

No fim, a maior lição é que todos temos nossas peculiaridades. Barreiras mentais, dificuldades em se relacionar com as demais pessoas. Contudo, aqueles que tentam, não são só capazes de melhorar a si mesmos, como também, descobrir coisas incríveis sobre os outros, criar laços duradouros e também se orgulhar de tudo que conseguiram juntos. 

No capítulo 03: Mushoku Tensei. Os vejo na próxima. Abraços do papai Ragnar, Sayonara!

Nota: 7.0


Komi-san wa, Komyushou desu (lit. "Senhorita Komi não consegue se comunicar"(PT-BR) é uma série de mangá japonesa escrita e ilustrada por Tomohito Oda. O mangá foi publicado pela primeira vez na revista Weekly Shōnen Sunday como um capítulo one-shot em setembro de 2015, enquanto a série regular começou em maio de 2016. A segunda temporada da adaptação do mangá em anime estreou em abril de 2022. 

A criação do anime veio após o mangá aparecer bem ranqueado em inúmeras listas de mangás que os leitores queriam ver animados. Em setembro de 2021 estreou do live action baseado no mangá. Em fevereiro de 2022 foi lançada a versão em português pela Editora Panini, porém continuam sendo lançadas em sites da internet traduções não oficiais de capítulos mais recentes.. Em Janeiro de 2022 o mangá venceu o Prêmio Shogakukan na categoria garotos.


RAGNAR▪

Uma lenda, um herói de tempos imemoriais. Sempre dizendo a verdade, doa a quem doer. Diretamente do disqus, aquele que todos amam odiar: R A G N A R. Arregaçando fanboys, desde as grandes navegações viking.

Próxima Postagem Postagem Anterior

نموذج الاتصال