Essa Review pertence ao Alexandre antigo escritor do meu antigo blog Utopia Nipônica News antes de eu acabar e tempos depois criar a Stone Nippon. Quem conhece o mundo das criações japonesas, e passa algum tempo na internet vendo esse tipo de conteúdo, já deve ter visto alguma vez na vida uma simpática e alegre garota de cabelos roxos, usando uma blusa branca e enfeites nos cabelos com formato de controle de videogame chamada Neptune. Mesmo não conhecendo ainda sua história, já deve ter esbarrado com ela por aí.
Tudo começou em 2010 quando a Compile Heart e a Idea Factory lançaram um jogo para Playstation 3 chamado "Hyperdimension Neptunia". Tratava-se de um RPG com uma ideia bem ousada: Falar sobre a guerra dos consoles. Ou melhor, fazer uma paródia dela. Não entendeu? Eu vou explicar.
Neptunia é uma série de comédia que já teve várias mídias como jogos, animes, quadrinhos, e uma enorme quantia de fãs na internet. Aqui estão as principais personagens da história:
Neptune: Ela parece só uma adolescente, mas é na verdade a Deusa que governa o reino de Planeptune. Tem uma paixão incontrolável por pudins, e odeia berinjelas com todas as forças. É muito infantil às vezes, mas trata todos os amigos muito bem. Quando se transforma na sua versão Deusa, fica mais séria, e luta pela ordem e justiça. Quando nesse modo, seu nome muda para Purple Heart.
Noire: É a Deusa que governa o reino de "Lastation" (Uma paródia da marca "Playstation"). Assim como Neptune, também tem sua versão Deusa. É um pouco cabeça quente de vez em quando e se sente envergonhada por demonstrar afeto para outras pessoas (principalmente para Neptune). Por causa de seu comportamento, alguns acreditam que ela seja uma pessoa solitária. No modo Deusa, seu nome é Black Heart.
Vert: A Deusa que governa Leanbox (Paródia da marca Xbox). Gosta tanto de videogame que passa dias presa em seu quarto tentando terminar sua biblioteca de jogos e jogando online. Como as Deusas não envelhecem, nunca saberemos sua verdadeira idade, embora os fãs acreditam que ela seja a mais velha do grupo. Seu nome em modo Deusa é Green Heart.
Blanc: Aparentemente a mais nova das Deusas. Blanc governa o reino de Lowee (Paródia do console Wii da Nintendo). Vários sintomas de que ela seja uma garota tímida perante a desconhecidos, mas quando se irrita se transforma numa pessoa assustadora e muito boca-suja, por isso nada de pegar no pé dela. Seu nome de Deusa é White Heart.
Compa: Uma jovem humana que encontrou Neptune desacordada após um confronto entre as Deusas e passou a ser sua amiga fiel. Seu nome provavelmente vem de "Compile Heart", a produtora do jogo. É uma aspirante a enfermeira e gosta de curar seus amigos. Pega amizade fácil, e dificilmente se irrita com alguma coisa.
IF: Ela foi encontrada por Neptune e Compa em uma caverna, e desde então são inseparáveis. Seu nome é a sigla de "Idea Factory", criadores da série. Tem uma admiração forte pela Vert (Green Heart). IF é um pouco esquentada quando esbarram em algum problema, e às vezes questiona se Neptune bate bem da cabeça. Assim como Compa, também é humana.
O Início da História
Tudo começou quando as quatro Deusas estavam, mais uma vez, lutando na Console War. Noire, Vert e Blanc decidiram eliminar Neptune do duelo, derrubando a na terra de Gamindustri, onde ficam os quatro reinos. Ela perde a memória e é resgatada por Compa. Junto com IF, elas partem em busca de descobrir sobre o passado de Neptune. Assim começa Hyperdimension Neptunia.
A história é fortemente focada na comédia, e o trio de heroínas passa por muita confusão e muitos imprevistos na jornada. Neptune vive quebrando a quarta parede e falando coisas do tipo: "Eu pensei que era a protagonista do jogo." Em determinado trecho ela ameaça falar com os produtores se a história não focar mais nela.
O jogo foi lançado em 2010, e a recepção nas Américas foi péssima. Vieram muitos reviews dando notas como 3/10 ou 4/10 para o título. A nota média foi 4.5 nas análises. Apesar de tudo, ganhou duas sequências ainda no Playstation 3: Hyperdimension Neptunia Mk2 e Hyperdimension Neptunia Victory.
Porém, mais tarde esses três jogos receberam alguns "consertos", e foram lançados para PS Vita e também para PC. chamando-se Hyperdimension Neptunia Re;Birth.
Expandindo para o Anime
Mesmo com uma recepção, digamos, pouco calorosa, nas Américas, no Japão a franquia Neptunia começou com tudo. Em 2013 foi lançado a animação de 12 episódios baseada na história contada pela trilogia original, mas com adaptações próprias para o anime.
Como a franquia ainda estava no começo, muita coisa que o anime usou também foram aproveitadas em futuros títulos da série.
Embora classificado apenas como "bom", a animação rendeu cenas icônicas como a dá Neptune com ódio por berinjelas:
Com a popularidade da série em alta, foram lançados spin-offs como Hyperdevotion Noire e Hyperdimension Neptunia U. Mas foi em 2015 que a trilogia original ganhou um quarto capítulo chamado Hyperdimension Neptunia VII.
Com tantos jogos, a franquia passou a chamar cada vez mais a atenção do público que criou comunidades online, fan-pages e artes de Neptune e suas amigas.
E ainda vieram mais e mais spin-offs.
Nota: 10,0
Postar um comentário
0Comentários