“
Mamonas Assassinas: O Filme” é uma das cinebiografias mais dividas entre o público, afinal o filme conquistou um público novo pelo elenco talentoso e o carisma nas cenas de shows, porém no roteiro foi muito criticado e não só pelos críticos de cinema como os próprios fãs da banda tanto os recentes como os antigos, os que viveram o meteoro da felicidade que foi a banda e esses foram os que mais tacaram críticas ao filme falando do quão mentiroso, falso e de certa forma “desrespeitoso” o filme é. Mas o que muitos não sabem é que os familiares tiveram envolvimento no projeto e o filme (e a série também) são um conto FICCIONAL, uma adaptação do musical da banda só que com um foco maior na vida pessoal dos integrantes, infelizmente o filme foi meio que vendido como cinebiografia o que de certa forma não é. Enfim, hoje nesta matéria irei falar sobre as mentiras do filme e as poucas verdades que ele tem, então pegue sua pipoca e venha comigo.
FATO X FICÇÃO SOBRE “MAMONAS ASSASSINAS: O FILME”.
1 - DINHO NÃO CONHECEU O SÉRGIO E SAMUEL EM UM JOGO DE FUTEBOL E NÃO CONHECIA O JÚLIO ANTES DA FORMAÇÃO DA BANDA.
No filme o vocalista conhece os irmãos Reoli em um jogo de futebol que resulta em um acidente em que Dinho chuta o saco de Sérgio, criando uma certa inimizade com o baterista da banda e após isso Dinho é perseguido pelo time de Sérgio e pelo Samuel onde resulta na descoberta da traição que estava sofrendo pela sua namorada Jussara com um tal de alemão, no fim toda a cena é mentira pura e nunca aconteceu nada do que falei (nem existe uma Jussara), a verdadeira história de como o vocalista conheceu os irmãos Reoli foi num show da banda onde pedem para que um voluntário cantasse “Sweet Child O'Mine” e Dinho sobe e canta, mesma cena do filme sem a briga de Sérgio e Dinho e a participação de Júlio. Sobre este rapaz, Júlio nunca foi amigo do Dinho antes do Utopia, na verdade, ele só conheceu Dinho quando um primo do vocalista que era amigo de sua irmã Paula recomendou que Júlio conhecesse a banda, pois o garoto estava tentando aprender a tocar guitarra e na banda tinha um japonês guitarrista.
2 - DINHO SÓ FEZ UM PROGRAMA DE STRIP E NÃO VIROU UM TRABALHADOR DO LUGAR.
No filme Dinho acaba sendo enganado por seu primo Zaca e acaba tendo que fazer strip para várias mulheres que estão em despedida de solteira e então ele aparece novamente fazendo strip na TV para tentar ter algum tipo de público e isto antes de entrar pra banda e no final acaba quase fazendo Sérgio trabalhar a força no lugar para conseguir um cache extra e conseguir um dinheiro para o disco da banda Utopia. Nem precisa comentar que tudo isso é pura mentira e a única verdade é que sim, Dinho f
ez striptease uma vez na vida e foi numa despedida de solteira e foi na década de 80, mas só foi isso.
3 - ENRICO COSTA, O CREUZEBEK DO FILME.
No filme temos Enrico Costa, um produtor musical já experiente e bem-sucedido com várias aparições na TV, e mora numa mansão e é casado e treina numa academia ao lado de Sérgio. Esse cara, na verdade, é uma versão de Rick Bonadio para o filme, só que a diferença do Creuzebek da vida real e a do filme é que o Rick era um garoto, estava aprendendo com a banda e o seu sucesso na indústria se deve aos Mamonas, ou seja, ele não era conhecido antes dos garotos de Guarulhos.
4 - “CHOPIS CENTIS“ NÃO FOI UMA MÚSICA CRIADA PARA UMA EX DE JÚLIO.
No filme temos uma cena onde Júlio fala para Dinho que pediu para sua ex voltar e ela o humilhou dizendo que não era mulher de shopping center e ali eles juntos criam “Chopis Centis”. Esta cena é pura mentira, pois não existia uma ex-namorada do Júlio na época que inspirasse esta música e, na verdade, ela foi inspirada na rotina da banda onde todos gostavam de ir ao shopping, principalmente Dinho onde teve alguns encontros no lugar com a sua primeira namorada Mirella.
5 - “CABEÇA DE BAGRE II” E “SABÃO CRÁ-CRÁ” NÃO FORAM AS ÚLTIMAS MÚSICAS DO DISCO A SEREM GRAVADAS.
No filme temos uma cena onde a banda grava “Sabão Crá-Crá” e logo após “Cabeça de Bagre II” e o Enrico fala após a gravação da última música “Temos o disco, o resto é comigo!” e a realidade é que “Cabeça de Bagre II” foi a quinta música a ser criada pela banda e ela entrou na demo da banda que foi enviada para o presidente da EMI. A última música a ser gravada pela banda foi “Uma Arlinda Mulher”.
6 - NÃO FOI “CABEÇA DE BAGRE II” A PRIMEIRA MÚSICA DA BANDA A SER TOCADA NAS RÁDIOS E A BANDA NÃO DESCOBRIU ISSO EM UMA PRAÇA.
No filme a banda descobre que “Cabeça de Bagre II” está tocando na rádio 89 enquanto escutavam a rádio em um parque e acabam entrando em euforia na rua gritando e avisando a todos que finalmente estavam famosos. Na vida real a banda descobriu que sua música estava na rádio durante um jantar em um restaurante do lado da EMI durante as pausas do clipe de “Vira-Vira” e alguém da mesa se levantou e colocou fones de ouvido em Dinho que chorou dizendo “Pô, cara, batalhamos seis anos e nunca tivemos nada”. E depois falou “Agora, a música que nós fizemos está tocando no rádio. É demais”. Vale lembrar que diferente do filme na realidade foi “Vira-Vira” que tocou e se tornou a música mais pedida da história da rádio em apenas 1 dia.
7 - AS PITCHULAS FICCIONAIS DO FILME.
Eu falei mais delas em uma matéria que deixarei o link abaixo, mas resumindo todas as namoradas do filme são ficcionais e não existiram, principalmente o trisal Reoli. Cláudia, Adriana e Stela são baseadas em Cláudia, Valéria e Mirella, mas a primeira é só o nome, a segunda é só igual na parte da primeira conversa na boate e a terceira é porque tanto a Mirella quanto essa trabalham na TV.
Link clicando: Aqui
8 - O UTOPIA NÃO SE APRESENTOU VESTIDOS COMO MAMONAS NO THOMEUZÃO.
No clímax do filme chega a parte do Thoumezão que todo mundo sabe e eles cantam a música “Utopia II” vestidos como Mamonas igual ao musical da banda lançado em 2016, isto nunca ocorreu e a banda de verdade se apresentou com roupas casuais e bonés e cantaram as músicas: “Outro Lado da Vida”, “Será”, “Outro Lado da Vida” e “Bichos Escrotos”. Sendo este último e o segundo covers de Titãs e Legião Urbana.
9 - O ÚLTIMO DIA DOS MAMONAS ASSASSINAS NÃO FOI NADA IGUAL À VIDA REAL.
No filme após a apresentação de “Vira-Vira” no Thoumezão temos a cena do Júlio sonhando com o acidente e acordando assustado e logo após ele se encontrando com Dinho na Brasília Amarela onde o mesmo fala se o vocalista acredita em premonições e Dinho brinca dizendo que acredita e que sonhou com a sua namorada antes de conhecer ela, logo após temos eles no pátio do aeroporto e Júlio fala do sonho com Samuel onde o mesmo o encoraja a entrar no aeroporto dizendo que é só um sonho e nada mais, depois temos Cláudia se declarando pra Sérgio e o casal voltando. Depois temos a última conversa de Enrico com a banda no aeroporto onde no final Dinho fala “Não vai chorar Creuzebek” e sai e depois temos o último show da banda. Essa cena toda é mentira e a única coisa que tem além do show é a premonição de Júlio, mas ele não falou para ninguém da banda e só sabemos dela porque tem um registro em vídeo dele em uma barbearia falando sobre o sonho, o Dinho não usou a brasília no dia e foi ao aeroporto com seu pai e sua noiva Valéria e a naquele dia Rick não viu a banda pessoalmente e só falou com eles por telefone nos bastidores do show em Brasília e só falaram rapidamente sobre a viagem para Portugal e nada mais.
10 - A HISTÓRIA DOS MAMONAS ASSASSINAS DUROU 6 ANOS E NÃO 8 MESES COMO O FILME FALA.
Todos sabemos que a banda foi formada em 1989 pelos irmãos Reoli ao lado de Bento e em 1990 entraram Dinho e Júlio e foram a banda Utopia até setembro de 1994 onde viraram definitivamente os Mamonas Assassinas e alcançaram a fama em junho de 1995 e infelizmente faleceram em 2 de março de 1996. No filme a ideia é que tudo ocorreu de fato em 8 meses, ou seja, tudo que rolou na banda desde a época do Utopia até a morte dos Mamonas foi realmente 8 meses naquele mundo ficcional, por isso os personagens não têm envelhecimento e tudo ocorre tão rápido.
Essas foram as 10 grandes mentiras contadas sobre a banda em seu filme, gostaram ou não gostaram? E o que acharam do filme? Coloquem suas opiniões nos comentários, lembrando que “Mamonas Assassinas: O Filme” está disponível no serviço de streaming da Max com direito a dublagem de outros países. Um abraço a todos e até breve.
Postar um comentário
0Comentários