O Cinema Brasileiro Não é Bom!

O Cinema Brasileiro Não é Bom!

Jhonnas Victor
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O Cinema Brasileiro não é bom!.....mas também não é ruim!

Porque? Por conta dos seus filmes bons e/ou dos seus filmes ruins?


Sim! É por isso mesmo! O Cinema Brasileiro não é bom e nem ruim por conta de seus filmes bons e ruins! Pois, seria justo a gente definir ele como bom por conta de seus filmes ruins? Ou definir ele como ruim por conta de seus filmes bons?


Não, claro que não!


Então, se não seria justo definir o cinema nacional como bom ou ruim, seria justo a gente definir ele como o quê?


Bom, é uma situação meio complexa! Pois para definirmos o cinema de um país inteiro, teríamos que ver o que foi produzido desde o seu início no final do século 19 até hoje, e também, vermos a constância da qualidade dos profissionais envolvidos, desde diretores até atores, de todas as épocas que o cinema se envolveu! E isso é uma ação louca demais!


Vejamos, por exemplo, só o cinema do ano passado! Segundo o IMDB, o Brasil produziu cerca de mais de 110 filmes! E desses, quantos eu vi? Quase nenhum! O único que consigo me lembrar agora é de Retratos Fantasmas, e nada mais! Mas e quantos você, caro leitor, assistiu? Quase nenhum? Ou nenhum? Você sabia da existência de Retratos Fantasmas? E nós conseguimos ter acesso a todos os mais de 110 filmes? Qualquer que seja a resposta, devemos concordar que nós não conseguimos ver quase metade dessa lista! Então não seria justo a gente definir o cinema brasileiro de 2023 como bom ou ruim, não? Quanto mais a mais de um século de cinema!


Mesmo que a gente vá ao cinema de outros anos, também acabaria não sendo justo! Pois aí viriam clássicos como O Auto da Compadecida (2000), Tropa de Elite (2007), Tropa de Elite 2 (2010), Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), A Grande Família: O Filme (2007), Central do Brasil (1998), Bacurau (2017) e Cidade de Deus (2002), e também alguns "desconhecidos" como Estômago (2007), O Cheiro do Ralo (2006), Saneamento Básico: O Filme (2007), O Homem do Futuro (2011), Cabra Marcado Para Morrer (1984), O Bandido da Luz Vermelha (1968), Pixote, a Lei do Mais Fraco (1980), Ônibus 174 (2002), O Palhaço (2011), Temporada (2018) e por aí vai!


Todos esses filmes bons foram feitos por profissionais ruins?


Não! Tanto é que diretores como o José Padilha e atores como o Wagner Moura conseguiram entrar pra Hollywood! E eles não conseguiriam empregar nos Estados Unidos se a qualidade de suas produções fossem ruins, não é verdade?


"Ah, mas esses filmes são exceções! O cinema da Argentina, por exemplo, é muito melhor! É só ver O Mal Que Nos Habita!"


Então quer dizer que o cinema argentino não tem filmes ruins também? Lógico que não!


Vejamos então só o cinema argentino do ano passado! Segundo o IMDB, a Argentina produziu cerca de mais de 80 filmes! E desses, quantos eu vi? Quase nenhum! O único que consigo me lembrar agora é do próprio O Mal Que Nos Habita, e nada mais! Mas e quantos você, caro leitor, assistiu? Quase nenhum? Ou nenhum? Você sabia da existência dos cerca de mais de 80 filmes que a Argentina fez? E nós conseguimos ter acesso a todos eles? Qualquer que seja a resposta, devemos concordar que nós não conseguimos ver quase metade dessa lista! Então, também não seria justo a gente definir o cinema argentino de 2023 como bom ou ruim, não? Quanto mais a mais de um século de cinema!


E quantos aos profissionais argentinos, também não seria!


"Ah, mas não seria justo a gente comparar! Pois o Brasil acabou tendo mais filmes lançados! Teve mais chances no cinema do que a da Argentina!"


Sim! Da mesma forma que não seria justo a gente comparar o Cinema Brasileiro com o Cinema Argentino, também não seria justo a gente comparar o cinema nacional com a dos Estados Unidos, por exemplo!


Só no ano passado, os Estados Unidos produziu cerca de mais de 2.000 filmes! E nem vou perguntar quantos você e eu assistimos! Pois todos nós sabemos que, pelo menos, menos da metade desses 2.000 filmes conseguiram chegar nos cinemas daqui! E que também assistimos! Mas uma coisa é menos da metade de 2.000, e outra é menos da metade de 110 e 80!


Estão conseguindo entender a diferença?


E também, é curioso querer definir o cinema como algo, pois ela é uma arte! E arte não é algo, ela É! Entende? Ela é aquilo que o artista torna ela ser! Assim como Pintor X e Pintor Y podem fazer suas artes de maneiras diferentes, os diretores de cinema, roteiristas e afins fazem filmes de maneiras diferentes! Mesmo você, não tão fã de cinema, tem que concordar comigo que, por exemplo, o cinema feito por Greta Gerwing, diretora do filme da Barbie, é diferente do feito por Michael Bay, diretor de Transformers: O Último Cavaleiro, não é verdade?


Mesmo que eu te fale por muitas horas que arte é subjetivo, e que ainda assim possamos considerar o cinema feito por muitos como ruim (Como é o meu caso com a do Michael Bay!), ainda tem alguns fatores a serem considerados! Por exemplo, a do público que vai ao cinema, e o próprio cinema que elas vão!


Eu não tive a oportunidade de assistir Godzilla Minus One, por exemplo, pois os cinemas daqui perto não exibiram por muitos dias, pois ele não estava rendendo bilheteria! Mas sabe o que rendeu? Os Aventureiros: A Origem e Desapega! E eles ficaram mais tempo em cartaz! Diferente de exemplos como Coração de Neon que, aqui, ficou só uma semana e uns trocados!


Mas também, mesmo que Coração de Neon ficasse mais tempo, eu não sei se escolheria assistir esse filme no lugar de John Wick 4, por exemplo! Então, do que adianta alguém fazer um cinema muito bom aqui se não rende o suficiente e, primeiramente, ninguém se importa? E que ainda por cima é uma "exceção" pequena de um cinema dentre outras grandes "exceções" do cinema de outros países? Não me parece um cenário justo!


Então o que podemos concluir afinal de contas?


A sua resposta pode ser diferente de mim, é claro! Mas ao meu ver: O Cinema Brasileiro não é bom, nem ruim, e nem medíocre! Ele É! Ele é aquilo que nós fazemos ele ser! Tanto como artista quanto como telespectadores! E isso pode ser tanto ruim quanto bom!

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