Crítica Nediana: Operação Big Hero (2014)

Crítica Nediana: Operação Big Hero (2014)

Ned
Postado Por -
0

 



Vim dar um pulinho e falar sobre um filme que já tá fazendo 10 anos em 2024 (como o tempo passa rápido!) e marcou a infância de muita gente: Operação Big Hero.

Inspirado nos quadrinhos da Marvel da autoria do grupo Man of Action, por se tratar mais diretamente de uma animação da Disney acabam tomando várias liberdades, então os 3 fãs e meio dos quadrinhos do grupo não devem esperar algo fiel.

Enfim, é uma animação simpática, principalmente no que tange aos personagens principais e seus coadjuvantes. Há um bom arco dramático em relação a Hiro Hamada e seu luto pela morte do irmão e a busca de Baymax, o robô médico, de tentar ajudá-lo de qualquer maneira que seja efetiva. Os coadjuvantes não são explorados a profundidade, mas cumprem bem o seu papel de serem "os-personagens-secundários-legais-com-frases-de-efeito-e-personalidades-bem-definidas". Infelizmente, há uma tentativa mal-ajambrada de paralelismo do protagonista com o vilão. Ambos buscam, em dado momento, a vingança como um meio de lidar com o luto de um ente querido, e no que tange Hiro, a carga emocional é relativamente bem sucedida, mas quanto ao vilão Robert Callaghan, acaba sendo uma bagunça, e a tentativa de plot twist com ele para reverter o clichê do "empresário do mal" acaba saindo pela culatra.

Porém, de negativo, acho que o que mais puxou o filme pra baixo mesmo é que é descaradamente fruto de uma época em que o UCM dominava o mundo, e o filme busca constantemente ser um filme de super-herói americano e acabam deixando um pouco de lado as influências da cultura popular japonesa que são bem mais atrativas. Sendo uma animação da Disney baseado em HQs da Marvel, é descabido pedir uma nulidade de referências ao estilo Marvel que estava em voga nos anos 2010, mas podiam ter buscado equilibrar melhor essa tendência da época com as raízes nipônicas dos personagens. Podia também reclamar sobre o fato de ser uma animação 3D ao invés de um anime 2D de cabo a rabo, mas visualmente ainda é um filme bonito no que se propõe.

Considerações finais: Operação Big Hero continua sendo uma animação simpática e que enche o estômago se quiser algo divertido, nerd, e com uma leve carga emocional aqui e acolá. Não passa disso, no entanto. Talvez as pessoas menos amarguradas com o Universo Cinematográfico da Marvel e seus efeitos na cultura popular atual consigam gostar mais do filme. 

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)