Crítica | Aquaman 2: O Reino Perdido

Crítica | Aquaman 2: O Reino Perdido

Jhonnas Victor
Postado Por -
0

Eu queria...eu queria mesmo poder fazer um texto sobre esse filme sem fazer nenhuma associação com o fato dele ser o último do DCEU, ou de ser o último que não estava no comando do Thiago Arma (apelido carinhoso que dou para James Gunn!) Mas não teve como....pois o filme traz um tom de "fim de festa" ferrado...

...Mas bom, por onde eu posso começar?

...talvez do princípio!


Em 2018, após muitos fracassos consecutivos com somente uma exceção, que foi o primeiro filme da Mulher-Maravilha! O filme do Aquaman de 2018 pareceu trazer uma certa esperança! Eu sei disso muito bem pois eu vivi essa época de perto! Fui assistir esse filme junto dos meus colegas da escola na época e foi incrível para mim. Não só porque tinha eles ao meu lado, mas também por ser uma clara evolução na qualidade dos filmes do DCEU! Diferente dos filmes do Zack Snyder, que tentava deixar de lado o tom quadrinhesco do material original, e do filme da Liga da Justiça de 2017 e o primeiro do Esquadrão Suicida que...foi o que foi! Esse, sabia o que era desde o início! A Warner deixou ele ser quem era, não teve medo de soar brega, e foi coeso com suas próprias ideias! Talvez tenha sido por isso que ele tenha feito o sucesso que fez!

Eu fiquei feliz em saber que (talvez) a Warner/DC agora estava mais focada, superaria seus problemas e podia crescer...mas não foi bem isso que aconteceu de 2018 pra cá!

Foi muito triste acompanhar a trajetória do DCEU em todos esses anos! Mesmo com acertos como foi TUDO que o James Gunn e o filme do Besouro Azul, era bastante evidente que os problemas estruturais da DC (e da Warner Bros. como um todo também!) ainda eram presentes! Vi grandes altos e baixos, vivi mil esperanças, e morri mil vezes, pelo menos, após Thiago Arma ser anunciado como co-Ceo da DC Studios, temos agora um norte...mas isso acabou custando caro para os 4 filmes seguintes!


Mesmo que não tenha sido intenção de Gunn, o anúncio feito em 31 de Janeiro do ano passado (quase que literalmente um ano atrás!) somado ao crescente desinteresse do público, e (da falta de) marketing, todos os 4 filmes que saíram em 2023 foram extremamente prejudicados! Resultando em flops desastrosos de bilheteria, todos exceto Aquaman 2 que, até agora, está tenso uma bilheteria melhor do que a bilheteria dos outros filmes juntos, será que é porque o filme é bom, é melhor do que os outros? Não exatamente!

Pois para começar que esse esse não é de longe o filme com a história mais interessante dos lançados! É a clássica história do herói sendo obrigado pelas circunstâncias a se unir com um inimigo do passado para deter um mal maior, e no processo, eles vão aprender a superar a defender suas diferenças e etc e etc. E o roteiro na prática só consolida ainda mais essa ideia de que ele é só genérico. Eu sei que o primeiro tinha também uma proposta batida, e que isso não é ruim de verdade, mas também não precisava ser um sanduíche de vento!

O roteiro, apesar de ter ideias clichês, ele toma as escolhas mais medianas possíveis,  a direção do James Wan até aproveita todo o potencial que o roteiro lhe propôs, mas o roteiro não aproveita todo o potencial que ele tinha!

A edição é estranha, a mensagem final não soa orgânica, e os personagens não cativam, e nada parece ter uma consequência de verdade, tudo só soa meio sem vigor, não é como os últimos produtos medíocres da Marvel Studios por exemplo, mas mesmo assim, não deixa de ser triste! Isso tudo, somado ao fato de já sabermos que essa é a última vez de fato, desse universo e desses personagens, traz uma sensação melancólica muito forte!

Eu não sei se o que está fazendo esse filme ter mais dinheiro é a falta de opção no cinema, uma esperança de um final bom ou sei lá, a única coisa que sei é este filme não merece tudo isso, e também que foi curioso acompanhar um universo estranho que se iniciou com o nascimento do Super-Homem, e terminou com o Patrick Wilson comendo um hambúrguer de barata.

Nota 5/10

Postar um comentário

0Comentários

Postar um comentário (0)